Explicações, Problemas crônicos, Tutoriais

No que se atentar ao trocar o filtro do ar-condicionado do seu carro

Está é uma das manutenções mais importantes do seu automóvel

Imagem: Pexels

Não tem jeito, o ar condicionado é uma necessidade para qualquer carro brasileiro há muitos anos. Afinal, mesmo nos locais mais frios, o verão do país exige bastante da gente. Então para proporcionar mais conforto ao motorista e aos passageiros, ao longo do tempo, ele deixou de ser um opcional e se tornou simplesmente indispensável.

Mas não basta simplesmente estar ali e jogar um ar gelado apenas quando é preciso, esse é um sistema que precisa de manutenção rotineira. Principalmente se tratando do filtro do ar-condicionado. Sendo assim, temos um guia completo de quais são os maiores pontos de alerta ao realizar a troca da peça. Venha descobrir com a gente sobre o que você deve se atentar ao trocar o filtro do seu carro.

Para que serve o filtro do ar condicionado

Muitas pessoas sabem apenas da necessidade da troca do filtro, mas não têm ideia de qual é a grande utilidade dele. Ao descobrirmos o que é e para que serve a peça, entendemos melhor o quão importante é a manutenção do filtro do ar condicionado.

O filtro é um componente essencial de qualquer veículo que garante a maior eficiência do fluxo de ar, impedindo as impurezas de invadirem o sistema do automóvel. Estamos falando aqui de uma pecinha sanfonada e de simples troca que torna a longevidade do seu carro muito maior.

Quando a revisão da peça é constante, evita-se um desgaste enorme. Ou seja, além da qualidade do ar ser muito maior para quem dirige e para os passageiros, há também a garantia de que componentes do motor, como biela e pistões, não sofram deterioração.

Economia e eficiência

Ao tornar menor o desgaste do motor, filtrando as impurezas do ar, você tem muito mais performance e economia no seu carro. Por isso, é tão importante renovar a peça conforme recomendado e garantir a vida útil dos pistões e das bielas.

Afinal, o acúmulo de sujeira no motor ocasiona diretamente em um grande aumento do consumo de combustível. Além disso, em casos mais graves de falta de manutenção, pode gerar mal funcionamento e necessidade de reparo. Ou seja, em vez de apenas precisar trocar o filtro do ar condicionado, o dono do carro vai precisar realizar um concerto muito mais oneroso.

Quando é o momento de trocar o filtro

A recomendação de grande parte dos fabricantes é de que a troca do filtro seja realizada a cada 10 mil km rodados e que a manutenção seja, no mínimo, anual. Isso vale tanto para automóveis 0km quanto para carros usados em Curitiba.

Só que, diante dessa indicação, uma dúvida costuma surgir. O que é mais importante: a quilometragem ou o tempo? O fato é que um pouco dos dois. Afinal, mesmo que se trate de uma peça mais em conta e que melhora a performance, é quase inviável a troca para quem anda mais de 10 mil quilômetros a cada 2 ou 3 meses.

Sendo assim, o conselho para quem atinge a quilometragem recomendada antes do prazo de 1 ano é de que faça a troca a cada 6 meses. Dessa forma, você garante um melhor funcionamento do seu automóvel.

A troca do filtro varia de acordo com o clima?

Na verdade, a localidade não importa quando se trata dessa manutenção. Afinal, mesmo que o sistema de ar condicionado esteja desligado, há sempre a passagem de ar por ele e o contato com as impurezas externas. Ou seja, você pode ter o seu Volkswagen em Curitiba ou o seu automóvel em uma região muito mais quente, é importante seguir a manutenção recomendada de 10 mil quilômetros ou 6 meses a 1 ano.

Descobriu com a gente qual é a importância do filtro do ar condicionado e porque você deve se atentar a ele? Conhece outras pessoas que também vão se beneficiar das informações que você viu por aqui? Então aproveite e envie esse artigo para os amigos nos seus grupos de WhatsApp e nas suas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *