Informações Técnicas

Ar Condicionado Só Funciona Uma Velocidade …. Velocidade 3 … Velocidade 4

Olá leitores do Blog NetAir, como vocês estão? Esperamos que muito bem!

Hoje vamos abordar um problema comum em carros com mais de 5 anos de uso, quando o ar condicionado de determinado veiculo funciona apenas na velocidade mais alta (nos comando analógicos normalmente é velocidade 3 ou 4).

Isso normalmente ocorre devido a queima de um componente chamado resistência. Esse é um produto o qual comercializamos aqui na NetAir o qual voce consegue ver a categoria apenas clicando no link: https://netair.com.br/categoria/pecas-eletricas/resistencias/  , ela é responsável por todas as velocidades intermediarias do ar condicionado. Exemplo:

Um Gol Geração 3, com ar condicionado, em seu comando tem um seletor de velocidade de 0, 1, 2, 3, 4. A resistência do ar condicionado (resistor do ventilador ou blower resistor)  é responsável pelas velocidade 1, 2 e 3 como no esquema abaixo:

Se o ventilador operar em algumas configurações de velocidade, mas não funcionar em outras configurações de velocidade, isso significa que o resistor do ventilador está com defeito e deve ser substituído. Confira como você pode identificar os defeitos:

  • Encontre o resistor do ventilador e desconecte-o do restante do circuito. Para uma localização precisa, consulte o manual de reparo da marca e modelo do seu carro. Alguns locais comuns estão próximos ao motor do ventilador, embaixo ou atrás do painel, ao redor dos pés dos passageiros etc.
  • Uma vez que o resistor é localizado e desconectado, geralmente é possível dizer se o resistor se esgotou ou não, apenas pela aparência física. Um resistor queimado deve ser substituído pela substituição apropriada do fabricante do seu carro.
  • Se a aparência for normal, é necessário medir a resistência em cada resistor individual. Os resistores estão todos conectados a um ponto comum. Mude o multímetro para o modo de medição de resistência, conecte uma sonda do multímetro ao ponto comum e use a outra sonda para medir resistências em outros pontos. Se alguma dessas resistências mostrar um circuito aberto (resistência infinita), o resistor do ventilador precisará ser substituído.

Uma palavra de cautela: o resistor do ventilador fica muito quente durante a operação normal, portanto, é necessário tomar cuidado para evitar queimaduras e outros ferimentos.

Gostou da nossa explicação? Deixe o seu comentário a baixo se tiver alguma dúvida, ou entre em contato conosco utilizando os nossos canais de atendimento.

Muito obrigado e até a próxima!

 

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