Cargas de gás, Informações Técnicas, Problemas crônicos

Vazamento de gás no ar condicionado… Qual são os mais comuns e como resolve-los

Olá bem vindos a mais um blog da NetAir…

Hoje vamos falar do sobre um problema muito comum no ar condicionado que são os vazamentos de gás. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário fazer a carga de gás de tempos em tempos, você só vai realiza-la quando houver algum vazamento, que deve ser concertado antes. Para isso vamos falar sobre os 3 principais causadores:

 

VAZAMENTO DE GÁS NAS VÁLVULAS DE RECARGA DE FLUÍDO (GÁS)

Um ponto de vazamento muito comum são as válvulas de recarga de fluído, onde é feito a recarga. Normalmente esses vazamentos ocorrem após realizar algum serviço de manutenção no sistema, pois quando é feita a recarga o manifold (ferramenta utilizada para realizar a recarga) empurra o ventil que fica dentro, e algumas vezes ele não retorna totalmente a posição fechada, causando um pequeno vazamento que pode levar alguns dias para ser percebido, ou se for percebido na hora, pode ser sanado realizando a troca do ventil ou com uma solução desenvolvida pela ACA, que são as tampas para ventil com vedação. Abaixo temos um vídeo onde eu explico um pouco sobre elas.

 

 

VAZAMENDO DE GÁS NO EVAPORADOR (Núcleo do ar condicionado)

 

Outro ponto comum de vazamento são os evaporadores (em algumas regiões conhecido como núcleo do ar condicionado), neles o vazamento ocorra devido ao desgaste natural da peça mesmo que ocorre prematuramente em regiões litorâneas devido a maresia em media 1 ou 2 anos antes do que em veículos que rodam em cidades no interior do continente…

Esses vazamento pode ser solucionados de duas formas, realizando a troca do Evaporador (link para evaporadores no nosso ECOMMERCE) que você pode adquirir a peça conosco e levar em um técnico de sua confiança para realizar a troca. A outra forma, quando são micro vazamentos (vazamentos que levam 2 a 3 dais para o sistema parar de gelar) pode ser sanado com um tapa fugas (link) onde ele é aplicado junto a uma recarga de gás e veda o vazamento como exemplificado no vídeo abaixo. Nesse caso é realizada a troca sem desmontar o painel.

 

 

VAZAMENTO EM MANGUEIRAS OU TUBULAÇÕES…

Esse também é um vazamento muito comum que normalmente ocorre por algum atrito com alguma parte da carroceria ou motor do carro, o segundo ponto que mais causa esse tipo de vazamento é a vibração do motor, que com o tempo faz com que o tubo se rompa temos alguns carro que ja tem quebras crônicas nesses canos. Nesses casos já temos as mangueiras novas e prontas para substituição (link) 

Outros casos é possível fazer o reparo da parte de borracha usando uma clipadeira, clips e Salva vidas.

 

Esperamos que tenham gostado e não deixe de seguir nossas redes sociais.

YouTube: https://www.youtube.com/c/NetAirComBr
INSTAGRAM: instagram.com/netair.com.br/
FACEBOOK: facebook.com/netair.auto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *